31 FILMES QUE ABORDAM A INCLUSÃO

Hoje o 7Cine traz uma lista de filmes que abordam o tema sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Se você quer aprender um pouco sobre esse tema, sugerimos os filmes a seguir. Você também pode nos indicar filmes nos comentários ;)

Cuba Gooding Jr em Meu Nome é Radio


1. Os Intocáveis (2012): O filme conta a história de Philippe, um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando contratar um assistente, sua história se cruza com a de Driss, jovem de baixa renda e sem nenhuma experiência na função de cuidador. O percurso criado pelos dois é de aprendizagem mútua. Driss contribui para a retomada de identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidades envolvidas.

2. O Filho Eterno (2016): Roberto, escritor ainda não publicado, está seguro de que o nascimento do filho será o marco mais importante para uma nova vida. No entanto, ainda no hospital, ele descobre que precisa se acostumar com uma nova ideia - ser pai de Fabrício, uma criança com síndrome de Down. A notícia provoca em Roberto uma enxurrada de emoções contraditórias e conflitos que acabam afetando sua relação com o trabalho e seu casamento com Cláudia. Numa jornada de 12 anos entre obstáculos, conquistas e descobertas, se revela o significado da paternidade. Baseado na obra de Cristovão Tezza.

3. Meu Nome é Radio (2003): Todos os dias, ao redor da quadra de uma escola secundária na Carolina do Sul circula James Robert Kennedy. Acompanhado de um carrinho de supermercado e um rádio, o jovem tinha por prática observar os intensos treinos de futebol americano liderado por Harold Jones, um treinador competitivo, que não tinha olhos para nada além do trabalho, tampouco para sua mulher e filha.

Um dia, uma brincadeira de mal gosto do time com James o deixa ainda mais assustado e o fecha ainda mais em seu silêncio - o jovem não fala. Até que um dia, o treinador resolve convidá-lo para assistir a um treino e pouco a pouco o insere na equipe como assistente. O filme mostra a inclusão de "Radio" - como James passa a ser chamado - numa dinâmica antes marcada pela competição e altas habilidades, trazendo sensivelmente a possibilidade de aprendizagem em outros tempos e maneiras.

4. Colegas (2012): Aninha, Stalone e Márcio protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Ao longo da trama, os três trilham um percurso de aventura, contribuindo para que a Síndrome de Down seja retratada dentro de um contexto de autonomia, superação e aprendizagem.

5. Hasta la Vista - Venha como você é (2011): É um filme de drama/comédia onde três amigos, que têm deficiência física, decidem embarcar sozinhos em uma emocionante viagem apesar dos protestos de seus familiares. Eles chegam a um bordel na Espanha que atende pessoas deficientes.

6. Cordas (2014): O curta animado "Cordas" narra a amizade de Maria, uma garotinha muito especial e Nicolas, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele consiga brincar e se divirta. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos - inclusive os espectadores -, com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira.

7. Soul Surfer - Coragem de Viver (2011): Bethany Hamilton nasceu praticamente na praia e é uma jovem e premiada surfista. Ao ser atacada por um tubarão, ela perde o braço esquerdo mas conta com o apoio dos pais, da melhor amiga Sarah e dos fãs para voltar a cair na água.

8. Janela da Alma (2001): No documentário, 19 pessoas dão seus relatos de como lidam com a deficiência visual. As histórias acabam abordando o olhar de uma forma mais sensível e menos ligada diretamente ao espectro exterior, sugerindo que a sociedade em geral, mesmo com a possibilidade de ver, deixou de enxergar o que é visível aos olhos.

9. Como eu era antes de você (2016): Rico e bem sucedido, Will leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto em um dia chuvoso atravessando a rua. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais. É nesse contexto que Louisa Clark é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações da vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba de envolvendo com ele.

Segundo o site da revista 'The Hollywood Reporter', a escolha de Sam Claflin, um ator sem deficiência, para o papel de um deficiente físico causou reações negativas. E o fim do personagem também causou reações negativas por parte das pessoas com deficiência física.

10. A cor do paraíso (1999): Mohammad é um jovem estudante de oito anos que frequenta uma escola para cegos em Teerã. Sua impossibilidade de ver o mundo reforça mais ainda sua habilidade em sentir suas poderosas forças. Depois de um ano, ele volta à sua terra natal, um vilarejo no norte montanhoso do Irã, junto com seu pai, um carvoeiro viúvo.

11. A Maçã (1998): Mulher cega e seu marido mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. Filme de estréia da diretora iraniana Samira Makhmalbaf.

12. A Pessoa é para o que Nasce (2002): Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

13. A Vida não se Resume a Olhares: O filme retrata os preconceitos vividos e descritos por deficientes visuais que tentam se adaptar à vida em sociedade. O roteiro, escrito por oito alunos do Instituto Benjamim Constant, no Rio de Janeiro, foi inspirado por uma mostra de cinema sobre necessidades especiais (Assim Vivemos). No filme, os próprios alunos deficientes visuais alternam entre papéis de videntes e vítimas do preconceito. Ficção, 11 min, Brasil, 2005. Link: https://www.youtube.com/watch?v=0HCOtg9tkTw

14. À Primeira Vista (1999): Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.


15. À Procura de Mr. Goodbar (1977): O filme conta o longo declínio auto-destrutivo de Theresa Dunn, uma jovem e quieta professora durante o dia mas que durante à noite busca incansavelmente o "homem perfeito", a quem ela chama de "Mr. Goodbar". Em meio ao ambiente decadente dos bares noturnos dos anos 70, ela acaba se viciando em bebidas e drogas e seus relacionamentos vão se tornando cada vez mais instáveis e perigosos. Já perto do final, há uma revelação que tenta justificar o comportamento negativo de Theresa diante da vida.


16. À Sombra do Piano (1996): Francesca (Franny) luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova que é autista. Franny que tem um dos braços paralisado, acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob suas limitações, devidas à doença. O principal obstáculo a esse esforço para dar à irmã mais nova uma vida mais saudável é a mãe delas, Regina Stratas, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle, tornando-se uma mãe superprotetora, além de ser uma pessoa muito carente. Rosetta responde unicamente a música, mas é proibida por sua mãe de apróximar-se do piano.


17. Além dos meus olhos (1987): Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais - e provar que são capazes de cuidar de alguém.


18. Amargo Regresso (1978): Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.

19. Amy: Uma vida pelas crianças (1981): Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.


20. A Música e o Silêncio (1998): Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.

21. Asas da Liberdade (1984): Birdy (Matthew Modine) enlouqueceu com os traumas sofridos na Guerra do Vietnã, e agora acredita ser um pássaro – animal pelo qual sempre foi fascinado. Ele é mantido num hospital militar, onde recebe diariamente a visita de seu amigo Al (Nicolas Cage), que também lutou no Vietnã e agora se esforça em trazer Birdy de volta à realidade. Elogiadas atuações de Matthew Modine e Nicolas Cage neste filme que aborda loucura e amizade de forma densa e humana.


22. Amadeus (1984): Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri, músico contemporâneo de Mozart que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade. A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart.

23. Antes de Partir (2007): Dois homens com câncer terminal decidem viajar pelo mundo juntos, realizando os últimos desejos de suas vidas. Dirigido por Rob Reiner (Questão de Honra) e com Jack Nicholson, Morgan Freeman e Sean Hayes no elenco.


24. A Força de um Campeão (1983): Em 1977, aos 21 anos, o canadense Terry Fox (Fryer) teve a perna direita amputada em razão de um câncer. Determinado a levantar fundos para a pesquisa da doença, ele decide atravessar o país a pé para chamar a atenção das pessoas para o problema. Ele conta com a ajuda de um médico (Duvall).


25. Castelos de Gelo (1978 ou 2010): A jovem, bela e talentosa Alexis Winston surge do nada para tornar-se uma estrela da patinação artística. No entanto, sua jornada ao estrelato não é fácil. Ela tem que se superar, reinventar e o mais doloroso, deixar o namorado em sua cidade natal. Quando uma queda tráfica e deixa cega, ela precisa de alguém que acredite em seu potencial, a ame e que possa convencê-la da força que tem para patinar e sonhar novamente.

26. Como Estrelas na Terra (2007): É a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan, não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção, e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após serem chamados pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver.

27. Dançando no Escuro (2000): Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Têm-se início uma série de trágicos acontecimentos que mudarão para sempre os rumos de sua vida.


28. De Porta em Porta (2002): Rapaz (Bill Porter)que sofreu mal uso do fórceps no nascimento, busca colocação no mercado de trabalho como vendedor. Como todos o rejeitam, por sua deficiência, se pre dispõem a aceitar uma área na qual vendedor algum teve resultado. além do êxito, conquista destaque entre os vendedores. Verídico.

29. Desafio sem limites (1996): Um grande astro do futebol americano sofre um acidente e fica cego. Um ano após o ocorrido, ele está desmotivado e completamente isolado. Ele é convencido por um deficiente físico a participar de uma regata mesmo com todas as dificuldades.

30. Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador (1993): Numa cidadezinha de interior idílica, vive Gilbert Grape (Johnny Depp), um adolescente aparentemente comum que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas e do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert a possibilidade de, pela primeira vez, fazer suas escolhas.

31. Temple Grandin (2010): Diagnosticada como autista aos 4 anos de idade, Temple Grandin passou por momentos difíceis enquanto estava na escola, onde era chamada pelas outras crianças de gravador por repetir o que era dito sem parar. Depois de sair do colégio, ela possuía notas para freqüentar diversas universidades e escreveu uma série de artigos sobre o comportamento animal. Temple é PhD em ciência animal.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial