Os robôs desde o início do fazem parte da história do cinema. Para ilustrar isso fizemos essa lista com vários filmes que abordam a questão trazendo personagens que são robôs nos papéis de protagonistas ou coadjuvantes. Confira:
A.I. Inteligência Artificial (2001): o filme é uma versão futurística de Pinóquio, só que em versão robô. Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.
Astro Boy (2009) : animação baseada no mangá de Osamu Tezuka. Um cientista constrói um robô para substituir seu filho que morreu. Quando se torna claro que ele não pode ocupar o lugar de um humano, o robô é solto no mundo.
Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982): No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
Chappie (2015) : um robô adquire sentimentos após ser reprogramado e sofre influências das pessoas ao seu redor.
Eu, Robô (2004): o filme apresenta as três leis da robóticas. No ano de 2035, os robôs são programados para viverem em perfeita harmonia com os humanos e já se tornaram parte do dia a dia do mundo inteiro. Quando um brilhante cientista da U.S. Robotics Corporation é encontrado morto, o detetive Del Sponer é chamado para investigar o caso. Com a ajuda da psicóloga de robótica Dra. Susan Calvin, o detetive Spooner levanta a hipótese de que o principal suspeito pelo crime pode ser um robô. Mas, à medida que Spooner se aproxima da verdade, ele tem que defender sua própria vida, pois os robôs tentam encerrar sua investigação. Com o tempo se esgotando uma ameaça ainda mais séria emerge do coração do mundo mecanizado. Uma ameaça que coloca em perigo a própria existência do ser humano.
O Exterminador do Futuro (1984): Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
Austin Powers (1997): O espião Austin é perseguido por robôs com aparência de mulheres.
Gigantes de Aço (2011): lutadores de boxe são substituídos por lutadores robôs. Baseado no herói de Marvel. Charlie Kenton é um lutador de boxe frustrado após o esporte se tornar uma modalidade de alta-tecnologia, sendo comandado por robôs altamente desenvolvidos. Ele abandona a profissão e começa a viver da venda de restos de robôs para o ferro velho. Quando sua vida parece ter encerrado, ele se reúne com seu filho para construir e treinar uma nova geração de robôs.
O Dia Que a Terra Parou (2008): O alienígena Klaatu viaja, juntamente do robô Gort, por 200 milhões de milhas para chegar à Terra e mandar uma mensagem a todos os seus representantes: se continuarem constituindo uma ameaça a outros planetas (com a criação de foguetes essa ameaça existiria em breve), todo o planeta deve ser exterminado! Porém, assim que chega à Terra – mais precisamente em Washington – as pessoas não parecem querer ouví-lo, e fazem de sua presença uma grande ameaça. Acuado, Klaatu (de aparência igual à dos terráqueos) vai conviver por um tempo com uma típica família de classe média, para decidir se vale a pena ou não tentar realmente salvar nosso planeta. Em 2008 Keanu Reeves reviveu o papel no cinema.
O Homem Bicentenário (1999): um robô passa por inúmeras gerações de uma mesma família e vai se tornando cada vez mais humano com o passar dos séculos.
Metrópolis (1927) , de Fritz Lang: Obra prima do Expressionismo alemão. O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.
O Gigante de Ferro (1999): Um robô gigante cai na Terra e é encontrado pelo jovem Hogarth Hughes. O difícil será manter em segredo este gigante de ferro, que se torna seu querido amigo.
O buraco Negro (1979): Uma nave em missão científica encontra o Dr. Hans Reinhardt, um gênio louco que tem sua espaçonave em órbita prestes a entrar em um buraco negro. Dr Hans é acompanhado por uma tripulação de robôs para descobrir os mistérios do universo.
O Guia do Mochileiro das Galáxias(2005): Baseado no livro de Douglas Adams. Talvez seja o robozinho mais depressivo da história do cinema. Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.
Operação Big Hero (2014): Baymax é um robô com tamanho XXG e foi criado para ser um atendente médico pessoal. Ele pode revolucionar a medicina moderna por ser capaz de escanear uma pessoa, detectar e tratar seus níveis de stress, dor e humor.
Star Wars (1977): Esses são os simpáticos robôs da
série de filmes Star Wars: como C-3PO e R2-D2 convivem com os humanos.
RoboCop - O Policial do Futuro (1987): Alex Murphy, um policial é assassinado em serviço e renasce metade homem, metade máquina, como RoboCop.
Robôs (2005): Rodney Lataria é um robô que tem um dom para inventar máquinas e trabalha com seu pai lavando pratos. Rodney sonha em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador, e parte em viagem rumo a Robópolis. Ele acaba se tornando amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que o acolhe.
Short Circuit: O Incrível Robô (1986): Atingido por um raio, o robô conhecido apenas como "Número 5" escapa de uma empresa de eletrônica experimental. Newton Crosby (Steve Guttenberg) e seu assistente Ben Jabituya (Fisher Stevens) são convocados para tentar localizá-lo. Nº 5 encontra a ecologista Stephanie Speck (Ally Sheedy), esperando ensinar tudo para o "alienígena", ela preenche o banco de memória de Nº 5 com cultura pop e é aí que começa a confusão. Filme também conhecido pelo título, O Incrível Robô. O filme teve uma continuação.
Dorminhoco (1973): O personagem vivido por Woody Allen acorda em um futuro distante e verifica que as pessoas foram substituídas por máquinas e robôs.
Wall-E (2008) : o prestativo robô Wall-E é o último da sua linha a se manter em atividade e cuida da hercúlea missão de limpar a Terra, enquanto os humanos estão viajando pelo espaço.
Transformers (2007) : robôs combatem outros robôs numa luta entre o bem e o mal. Todos são capazes de se transformar em veículos comuns, como carros, até máquinas mais elaboradas, como jatos e helicópteros de guerra.
0 comentários :
Postar um comentário