Filmes Para Refletir sobre a Consciência Negra

Dia 20 de Novembro é o dia da Consciência Negra no Brasil. Essa data foi criada em 2003 e foi escolhida porque foi nessa data que Zumbi dos Palmares morreu em 1695. Esse dia remete à resistência do povo contra a escravidão.

Selecionamos alguns filmes que podem ajudá-lo a refletir sobre esse dia tão importante para todos nós: 


12 Anos de Escravidão (2013): 12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade de um dono de escravos (Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.




Branco Sai, Preto Fica (2014): O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.






Queimada! (1969): Um representante inglês é enviado a uma ilha do Caribe, na intenção de incentivar uma revolta que derrube o governo português e favoreça os interesses da Coroa britânica.





Um Grito de Liberdade (1987): Tensão e terror na África do Sul retratados com base na história de um ativista negro e um jornalista branco liberal, que se arrisca para levar a mensagem do ativista negro ao mundo






Abril Sangrento (2005): O diretor haitiano Raoul Peck foca sua câmera para a história recente da África, narrando os acontecimentos que marcaram o genocídio em Ruanda, no ano de 1994. O drama acontece durante o massacre da milícia Hutu contra os Tutsis, iniciada em 7 de abril daquele ano, depois que o avião do presidente Hutu foi derrubado. As ruas de Ruanda são tomadas pela milícia e começa uma verdadeira matança. Nesse cenário, o soldado Augustin Muganza (Idris Elba) e seu companheiro Xavier (Fraser James) desafíam as ordens superiores para salvar a família. Augustin é preso e perde contato com a mulher e os filhos, sem saber se estão vivos ou mortos. Dez anos depois, agora solto, tenta reconstruir sua vida. Mas os fantasmas do passado ainda estão presentes.






Bróder (2011): Capão Redondo, bairro de São Paulo. Macu (Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) são amigos desde a infância e seguiram caminhos distintos ao crescer. Jaiminho tornou-se jogador de futebol, alcançando a fama. Pibe vive com Cláudia e tem um filho com ela, precisando trabalhar muito para pagar as contas de casa. Já Macu entrou para o mundo do crime e está envolvido com os preparativos de um sequestro. Uma festa surpresa organizada por dona Sonia (Cássia Kiss), mãe de Macu, faz com que os três amigos se reencontrem. Em meio à alegria pelo reencontro, a sombra do mundo do crime ameaça a amizade do trio.







Em Defesa da Honra (2005) : Um dos capítulos mais importantes da história americana e ponto focal do movimento dos direitos civis. Uma incrível e corajosa história. Um tributo aos homens que ousaram lutar para mudar o mundo. Os afro-americanos de Bogalusa, na Louisiana, ainda são tratados como cidadãos de 3a categoria, seus direitos básicos como seres humanos insistentemente esmagados pela estrutura do poder branco e particularmente pela organização local Ku Klux Klan. Como muitos homens negros da vizinhança, o veterano de guerra Marcus trabalha em uma fábrica local por um mísero salário e ainda tem que suportar as constantes humilhações de seus supervisores brancos. Mas sua paciência passa dos limites quando é espancado pela polícia por querer defender sua própria filha. Icentivado por um homem branco do Norte, Marcus organiza "Os Deacons", um grupo de defesa composto de homens negros. Seus objetivos eram patrulhar o setor negro da cidade e proteger seus habitantes das reações violentas dos brancos.




Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967) : Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. NA partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.






Homens de Honra (2000): Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.






Panteras Negras (1995) : A história do grupo radical negro Panteras Negras, surgido em meio aos conflitos raciais do final dos anos 60 em São Francisco. Para neutralizar suas ações, o FBI e a máfia local promovem verdadeiro derramamento de drogas nos guetos.





A Negação do Brasil (2001): O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.






A Outra História Americana (1998): Derek, busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão, que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.







Agosto Negro (2007): Esta é a história de George Lester Jackson, um ativista recluso que liderou um dos mais violentos motins na história de San Quentin após ser condenado a pena injusta por roubar US$ 71,00.





Amistad (1997): Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.





Conduzindo Miss Daisy (1989): Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta idéia. Mesmo assim o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista. Inicialmente ela recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.




Faça a Coisa Certa (1989): Em um bairro onde a maioria da população é predominantemente negra, Buggin' Out, um ativista, exige que Sal, um dono de uma pizzaria, troque as fotos de seus ídolos brancos do local por fotos de ídolos negros. Quando tem seu pedido negado, o ativista passa a organizar um boicote contra a pizzaria de Sal.







Quanto Vale ou é por Quilo? (2005): Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.





Besouro (2009): Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.






Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

1 comentários :

  1. Assiti o filme "Besouro" e achei lindo. Fiquei curiosa com alguns que vou tentra assistir. Sem dúvida que a consciência negra é importante para evoluirmos como civilização! http://demonstre.com/cinco-filmes-negros-com-orgulho-dia-da-conscincia-negra/
    Abraços e até ao próximo post!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial