Janela Internacional de Cinema promove mesa sobre os 50 anos do Super 8



Formato cinematográfico será debatido nesta quinta, às 11h, no Cinema da Fundação, do Derby, com presenças de Ivan Cordeiro (cineasta e produtor), Luis Chavez (sales manager da Kodak Mexico) e Lula Cardoso Ayres Filho (diretor do Instituto Lula Cardoso Ayres). Acesso é franqueado ao público
  
O legado do Super 8 e suas atualizações 50 anos após o lançamento deste formato cinematográfico são um dos focos do VIII Janela Internacional de Cinema do Recife. Nesta quinta (12), às 11h, no Cinema da Fundação do Derby, o festival promove a mesa “Super 8” com o intuito de trazer à tona reflexões sobre esse modelo estético e ícone do experimentalismo, surgido em 1965 com as conhecidas filmadoras portáteis, que revolucionou o modo de fazer cinema a partir dos anos 1960, inclusive em Pernambuco.

O acesso à mesa é gratuito. De acordo com a ementa, o objetivo principal do encontro é discutir o papel do Super 8 hoje em dia e “suas possibilidades, numa era em que tudo foi digitalizado, de se trabalhar com uma imagem química e mágicoanalógica”. Como palestrantes, participam dois convidados especiais do Exterior e um local. De Los Angeles, nos Estados Unidos, vem o realizador e produtor pernambucano Ivan Cordeiro, autor do curta-metragem “Censura Livre” (1979) e um dos clássicos do Super 8 recifense – restaurado e reexibido pelo Janela em 2013.

Outro debatedor é Luis Chavez, sales manager da Kodak Mexico. Apoiadora do festival, a Kodak também participa do Janela, financiando a revelação de filmes que serão produzidos durante a oficina “Super 8”, ministradas por Phill e Rhonda Vigeant (da produtora pro 8mm), além de Ivan CordeiroLuiz Cardoso Ayres Filho, diretor do Instituto Lula Cardoso Ayres, fecha a composição da mesa.

A oitava edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e conta com apoio institucional do British Council/Transform, Consulado da França, Cinemateca Francesa de Paris, Institut Français, Instituto Camões/Embaixada de Portugal, Prefeitura do Recife, Portomídia, Canal Curta!, Mistika Finalizadora e Kodak, além da parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco (ABD/PE), Associação dos Blogs de Cinema de Pernambuco (ABC/PE) e Cachaça Cinema Clube. Mais informações: www.janeladecinema.com.br.

Serviço:
Mesa 50 anos do Super 8 – VIII Janela Internacional de Cinema do Recife
Com Ivan Cordeiro (cineasta), Luiz Cardoso Ayres Filho (diretor do Instituto Lula Cardoso Ayres) e Luis Chavez (sales manager da Kodak Mexico). Nesta quinta (12), às 11h, no Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609, Derby). Fone: 3073.6688. Acesso gratuito. 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial